Acne aos 27

"Mayday, mayday, mayday!" - era o meu pensamento todas as manhãs em frente ao espelho.





É que chegou a um ponto em que nem a base disfarçava! A minha cara estava inchada, repleta de borbulhas encavalitadas umas nas outras, como se estivessem todas a participar numa aula de ginástica acrobática. A minha zona T estava limpa, já as minhas bochechas, e toda a zona envolvente da boca, estavam em plena erupção. Como é óbvio, este estado acneico caótico não aconteceu da noite para o dia, foi um processo. 
Rebobinemos, a minha adolescência foi santa no que toca a acne, nem umazinha, nem uma borbulha que fosse para contar a história. Associo isto a vários factores: 
  • sempre tive uma rotina de limpeza de pele muito cuidada, incutida pela minha mãe. Desde cedo, talvez a partir dos doze anos, que todas as noites limpava a pele. Ainda me lembro do nome do produto que usava, chamava-se Pink Lotion, era da Johnson e tinha um cheirinho delicioso (infelizmente foi descontinuado). E todas as manhãs, antes de ir para a escola, aplicava um creme hidratante da Avene, adequado ao meu tipo de pele.
  •  praticava imenso desporto. Fui atleta federada de voleibol dos 9 aos 19,  fazia parte de tudo que era desporto escolar e ainda tinha aulas de dança, que complementava com Pilates e aulas de flexibilidade. (Bem, tive de parar 2 minutos depois de mencionar todas as actividades que eu fazia... fiquei cansada e percebi que, hoje em dia, fico contente por subir ao quarto andar do meu prédio pelas escadas!) Como é sabido, o desporto activa a produção de serotonina, um neurotransmissor muito importante para o nosso cérebro. Está associada aos estados de felicidade e bem-estar, regula o sono, o apetite, o ritmo cardíaco, a temperatura corporal, os movimentos e as funções intelectuais. Coisa boa esta serotonina, hein? Então, acredito que a um bem-estar mental generalizado, proporcionado pela prática de desporto, esteve associado um bem-estar físico que se reflectia, entre outras coisas,  ao nível da minha pele.
  • toma da pílula desde os treze anos, usada na altura para regular a menstruação. Ovário poliquístico, que se há-de fazer...
Com a minha ida para a faculdade o desporto desapareceu (erro!), o stress aumentou, as noitadas aumentaram, o sono diminuiu e começaram então a surgir umas borbulhitas de quando em vez. Também passei a usar base todos os dias para me sentir mais bonita e mais mulher. Sempre acusei menos idade do que a que realmente tenho, as sardas dão-me um ar de menina e, para ser sincera, não me considerava uma mulher bonita na altura. Não vou entrar por este tema, mas desde a primária que ouvi dizer que era feia, como sempre dei imensa importância à opinião dos outros, acreditei. Podem então deduzir que a minha auto-estima não está, digamos, muito estimada e estimulada (algo que venho a tratar ao longo do tempo). E o aparecimento de acne não ajudou! Todo o ser humano com acne sabe o quão doloroso pode ser dar uma olhadela ao espelho, sentimos que estamos escondidos atrás de um aspecto inflamado do tipo ferrero rocher e a vontade de encarar seja quem for, a não ser com um saco na cabeça ou com três kilos de base, desaparece!


Esta sou eu actualmente, sem base nem filtros. Assumindo as minhas borbulhas e marcas que nem emblemas. Há uma sensação óptima por detrás do simples facto de me sentir confortável por partilhar esta fotografia. O assumir o meu estado, o gostar de mim como sou e encarar isto como um problema de saúde, porque é o que é. A minha pele está doente! No entanto, apesar de todo este sentimento gratificante de ser como sou e blábláblá, peço que me perdoem pelo ar de Bambi com que me apresento, o cenário da fotografia (tudo em prol da busca por luz natural) e pelo facto de, eventualmente, terem precisado de óculos de sol devido à claridade do meu tom de pele.
Quero ainda dizer que, isto de assumir a minha situação é tudo muito bonito mas sou incapaz de sair à rua sem me maquilhar (o que pode parecer contraditório), a não ser que vá correr ou caminhar. Tento sempre apresentar-me da melhor forma e acho que entendem que não me sinto confortável a aparecer de cara lavada nos meus afazeres diários (ou nas fotos do instagram).

Tenho a sensação que me estou a esticar com o parlapiêr, por isso bora lá focar no problema central aqui. Ora bem, no Verão do ano passado a minha tez atingiu o pico da sua beleza e entenda-se por beleza a ausência de borbulhas e um aspecto saudável. Em Setembro começaram a aparecer-me umas borbulhas mas nada que me incomodasse muito. Mesmo assim resolvi retomar a pílula para ver se a situação melhorava (tinha deixado de a tomar para dar uma pausa hormonal ao meu organismo, visto ter posto no pause a minha vida amorosó-sentimental). Na minha ideia de "vamos poupar cada euro possível", comprei o genérico da minha pílula de sempre, que é a Yasmin (e da qual não tenho razão de queixa). Bem, a minha situação começou a piorar significativamente a partir de Outubro. Em Novembro começava a acreditar que não ia passar e em Dezembro atingi um processo inflamatório muito grave, palavras da minha dermatologista, pessoa que comecei a visitar com regularidade desde o início do ano, tipo BFF. 

Tenho, mas decidi não mostrar, nenhuma foto dessa altura. Se eu acho que a minha cara de Bambi está má, acreditem que está um mimo em comparação com o que esteve (imaginem!). A minha decisão de procurar ajuda médica parece, e foi, tardia. Mas o meu último trimestre do ano foi uma correria, trabalho, muito trabalho, aulas... não tinha como enfiar uma consulta ali no meio, a não ser que algum dermatologista me atendesse no dia 25 de Dezembro vestido de Pai Natal. Foi terrível. Estava a atender ao público na altura e ouvia as crianças perguntar aos pais "O que é que a menina tem na cara?", os olhares das pessoas, tive três marmanjos de camisola cavada a apelidarem-me de "senhora da borbulha" em plena rua e mandarem-me pôr Fesnistil aos berros... nem fiquei triste com esta ordem, senti apenas pena por não saberem para que serve o Fenistil e pela falta de noção de estilo. Cavada... por favor. Foi uma prova à minha auto-estima.

Ora bem, em Janeiro fui à dermatologista e, como já mencionei, ela disse-me que estava com um processo inflamatório muito grave, o problema base é acne adulto e foi, muito provavelmente, despoletado por dois síndromes que o meu organismo resolveu, amorosamente, casar:
  • Síndrome de ovário poliquístico (algo que está controlado);
  • Síndrome de Ansiedade generalizada (algo com que aprendi a conviver e que posso até abordar noutra altura).
Voilá ! Receita para a Joana borbulhosa. 

É extremamente importante que se procure ajuda médica sempre que o nosso corpo revela algo de anormal e que não passe com abordagens mais simples e directas. Não devemos ser catastrofistas e correr para o hospital ou médico de família à mínima coisa, mas o certo é que o nosso corpo dá-nos sempre os alertas de como se sente ou quando algo não está bem e é preciso saber ouvi-lo. 

Neste momento, estou a fazer Isotretinoína e Cortisona, prescritos pela minha médica. A Isotretinoína está a limpar o meu organismo de dentro para fora e o Lepicortinolo (cortisona) é para atenuar todo e qualquer processo de inflamação. Caso estejam a ler isto e tenham acne, não tomem decisões sozinhos acerca destes medicamentos. Estou a dizer isto mas acho que nem podem, porque só podem ser adquiridos com receita médica. Mas sei lá, sei bem qual é o desespero de estar com a cara em revolução e de como absorvemos e queremos tudo que nos é apresentado como soluções. Será um processo lento, com alguns efeitos secundários, mas que já começou a dar frutos. 

Ah, voltei também a tomar a minha pílula de sempre.

Algo que estão à vontade para absorver, se quiserem, são os meus hábitos de limpeza e tratamento de pele. Não me quero gabar mas a minha dermatologista deu-me os parabéns, disse que a minha pele estava extremamente saudável tendo em conta a medicação que estou a fazer. A pele deveria estar a apresentar sinais de escamação e secura extrema devido à medicação forte... até agora... nada disso ! UHUHUHH É claro que não somos todos iguais e o que é bom para mim pode não ser o melhor para outra pessoa, mas se conseguir ajudar de alguma forma fico muito, mas mesmo, muito feliz !

Ora bem, a minha limpeza de pele , de manhã e à noite, passa pelo uso conjunto destes dois produtos da Bioderma


O Sébium (produto da direita) consiste num gel de limpeza para peles com tendência acneica, pode levar a alguma secura da pele, exactamente por ser indicado para peles oleosas, mas está no fundo a cumprir a sua função. No meu caso, tenho que ter atenção a produtos que sequem em demasia a pele, já basta a Isotretinoína para isso. Limpa em profundidade, o que é óptimo porque remove toda e qualquer maquilhagem na p e r f e i ç ã o. O Sensibio H20 (esquerda) é um tónico apaziguante que confere à pele uma sensação de grande conforto e ainda retira alguma base que se tenha escondido do gel lavante. Zero de sensação de repuxamento. 

Um grande aliado para a minha pele, seja Verão ou Inverno, com ou sem borbulhas : água termal da Avene. Refresca, acalma, conversa e faz festinhas com o maior órgão do nosso corpo. Normalmente costumo vaporizar posteriormente ao tónico, só para dar aquele conforto e minerais extra.


Como sou adepta de uma alimentação saudável e da cura através de produtos naturais, o óleo de coco é uma constante na minha vida. Já devem ter ouvido falar das mil e uma utilizações deste óleo e dos vários benefícios que ele apresenta para o nosso organismo, seja ingerido ou utilizado em aplicação externa. Pois bem, muitas vezes uso o óleo de coco para me desmaquilhar (limpeza da noite), quando a minha pele está mais vincada devido à desidratação. Se decidirem utilizar óleo de coco, adquiram um que seja orgânico, prensado a frio, sem aditivos nem conservantes e 100% natural. Após a limpeza, retiro o excesso de óleo com água termal e nestes dias não coloco hidratante porque o próprio óleo já fornece a hidratação necessária. Mesmo que tenham pele oleosa não tenham problemas, este menino hidrata sem promover a oleosidade, é cicatrizante e ainda atenua as marcas. Nos últimos 3 dias tem sido o que tenho usado para erradicar a ilha de borbulhas que me apareceu e que pode ser vista na foto (que foi tirada há 3 dias). Posso dizer que já não tenho nem inchaço, nem vermelhidão.


Recentemente descobri uma pequena maravilha e que faz muuuuita  diferença quando utilizada entre a limpeza e a hidratação: Belissima Face cleansing Pro. Citando a página deste gadget para a pele - "é um sistema inovador com tecnologia sónica que cuida da pele do rosto limpando-a em profundidade para proporcionar imediatamente uma pele luminosa e lisa. Além disso, favorece a acção dos produtos cosméticos e hidratantes que podem ser aplicados sucessivamente." Resolvi citar a página porque nunca o conseguiria descrever de forma tão bela (só não concordo com o uso do "sucessivamente" de resto concordo com tudo). Está a ajudar imenso na redução das minhas marcas.

Curiosos com esta maquina ? Podem espreitar aqui.

HidrataçãoApaisac para peles sensíveis, secas e fragilizadas. Eu aqui sugiro que adquiram uma sugestão médica ou, caso conheçam as necessidades da vossa pele, que optem por um que seja adequando para vocês. No meu caso, este é o necessário para colmatar os efeitos provocados pela medicação. A diferença entre usar um creme que é indicado para o nosso tipo de pele e "um qualquer" é que esta responde de forma quase automática, fica muito mais balanceada e agradecida.


Hidratação labial, não se esqueçam da pele dos lábios. Se tiverem o vício de arrancar as pelezitas que ficam ao dependuro (tipo eu), ter os lábios hidratados nem vos dá hipótese porque não há peles secas para ninguém. O meu favorito chama-se Boréade R, tem componentes como a Quinoa, abacate, óleo de coco... enfim, tudo coisas boas ! 

Muito importante e que não deve NUNCA ser esquecido - Protector solar. Neste momento estou a usar o Skin Defence da Body Shop, SPF 50. Tenho vindo a apaixonar-me por vários produtos da Body Shop e este produto é um must have. Protege contra os raios UVB e UVA e ainda fornece protecção contra os efeitos da poluição. Tem uma textura muito diferente dos restantes protectores solares,é bastante fluido, não deixa aquela sensação pegajosa e rende bastante, uma ervilha de creme espalha bem por toda a cara. Eu coloco também no pescoço. Para além disso, não entra em choque com a minha base, desde que espere uns minutos antes de a aplicar. E uma grande vantagem deste creme, como todos os produtos da marca, estamos a consumir produtos que não são testados em animais ! Hifive a todas as marcas com esta política. 



Com tudo isto devem estar a pensar que demoro meia hora a tratar da pele, pois bem, é mesmo isso que demoro ! Mas vale bem a pena. Sinto que estou a melhorar aos pouquinhos e também a melhorar a minha auto-estima. 

Ainda muito importante, aliado a todos os cuidados mencionados, é necessário ter cuidado com a alimentação e o sono. Uma alimentação saudável, equilibrada e rica em nutrientes faz muita diferença em tudo. Lembrem-se: a alimentação cura. É necessário alimentar as nossa células com aquilo que elas necessitam. E beber água ! O sono é super importante para que todo o nosso corpo se restabeleça. Já vacilei muito em ambos os aspectos e agora é fundamental para mim alimentar-me bem e dormir o necessário.

Sei que me apaixonei pelo tema e falei, falei, falei. Espero que ninguém esteja a dormir em cima do teclado e que isto possa ajudar a malta que sofre com as esta coisa chamada: acne adulto. Há coisas bem piores na vida, e nós que vivemos com isto só precisamos de encarar o tema da melhor forma, procurar ajuda e ter paciência. Isto passa, mais tarde ou mais cedo :)


Comentários

Mensagens populares